Lolla DeWitt, uma idosa clarividente, sabe que não terá muito mais tempo de vida, e decide deixar três cartas, uma para cada uma de suas netas, onde teriam que realizar uma simples ação que mudaria todo o seu destino. Faith, com seu dom de compreender as flores, Cailey, com suas poesias quase visionárias e Tatianna, que ainda não descobriu seu dom, mas que prepara receitas fabulosas, nem imaginavam que teriam que enfrentar morte, assassinos, investigações, mistérios, mentiras e segredos para descobrirem o verdadeiro amor e a plena felicidade.

domingo, 18 de setembro de 2011

Resenha de Jardim de Escuridão: Por Luciane Rangel

É com prazer que lhes apresento a segunda resenha que uma querida amiga blogueira postou do meu livro:


“Todo dom pode ser uma bênção,
Ou uma maldição...”

A saga de Trilogia das Cartas começa contando os últimos momentos de vida de Lolla DeWitt, a matriarca de uma família onde as mulheres são abençoadas (ou amaldiçoadas, dependendo do ponto de vista) por algum dom. O seu era o de prever o futuro. Sabendo, com isso, que seu fim estava próximo, escreveu três cartas, que deveriam ser entregues a suas três netas em momentos oportunos e pré-estabelecidos por ela.

Jardim de Escuridão é o primeiro livro da trilogia, e conta a história deFaith, a primeira neta, para quem é entregue a primeira das cartas escritas por Lolla.

Apesar de jovem, Faith é uma mulher castigada pela vida: perdera os pais ainda criança, o marido em um acidente de carro – que também a fizera perder o filho que esperava – e, agora, também perdia a avó, que a criara desde que tornara-se uma órfã. Diante deste último – e pesado – golpe, encontrou forças para se reerguer na amizade da irmãCailey e da prima Tatianna, e na enigmática carta que a avó lhe deixara. Nesta, havia um inusitado pedido. Ao atendê-lo, sua vida mergulhava numa perigosa trama envolvendo uma série de misteriosos assassinatos. Ao mesmo tempo, conhece Rowan Allers, com quem vive uma intensa história de amor.

Assim como todas as DeWitt, Faith também tinha um dom: o de compreender as flores e, através delas, vinha suas premonições.

Apesar do tom meio sombrio da capa, de início imaginei tratar-se de um romance com leves toques sobrenaturais e um pequeno mistério para embalar a trama. Equivoquei-me, de forma imensamente satisfatória: o romance, de fato, existe. Muitíssimo bem trabalhado e forte na medida. Porém, divide espaço com um igualmente bem trabalhado e intenso mistério que, adianto, de previsível não tem nada. O desfecho é surpreendente. Elaborei mil hipóteses na minha mente e nenhuma delas chegou nem perto do verdadeiro assassino.

A escrita da Bianca é clara, o que contribui para uma leitura rápida. Porém, é profunda nos momentos certos, passando ao leitor as emoções dos personagens. Estes, aliás, são muito bem elaborados, tanto os protagonistas quanto os secundários. Gosto muito, também, da narrativa em terceira pessoa, que nos possibilita conhecer os diversos pontos de vista da trama.

A capa é um capítulo a parte: linda demais! É daquelas que, se a gente vê numa livraria, não resiste e acaba pegando pra dar uma olhadinha no livro.

Dou destaque às relações pessoais do livro. Não apenas o romance, mas também os laços familiares e de amizade são fortemente trabalhados na história, o que rende momentos lindos e emocionantes.

Em resumo: altamente recomendado! Parabéns a Bianca pelo talento e pelo primoroso trabalho. =) Sem contar que a Bia é um doce de pessoa! Tive a alegria de conhecê-la na Bienal do Rio... Dividimos o mesmo estande e a euforia a cada livro vendido. É uma amiga que espero levar comigo pra sempre, e pra quem desejo MUITO sucesso! Porque, além de ser uma fofa, ela merece MUITO pelo talento e pelo esforço.


É extremamente gratificante ler algo assim, ainda mais de uma pessoa que eu conheço, que também é uma escritora de competência.

Estou muito, muito, muito feliz com o feedback que estou recebendo!

E que venham mais resenhas!


8 comentários:

Patricia Ferreira disse...

Oii,

Eu não sabia sobre seu livrooo !!! =D
Nossa amei!! Parece MUITOOO bom !!!

Beijos, Patty
Cartas para Ficção

gabi disse...

Que capa linda!!!! Parabéns pelo livro!!!

Gabi

Sabrina Mara de Oliveira disse...

Ai que resenha linda! Como eu disse em outro comentário, estou louca para ler seu livro e fazer uma resenha também ;D
xo,
Sabrina
(coisasdabaixinha.blogspot.com)

Beatriz disse...

Que incrível *-*
Não conhecia o livro, agora eu quero rsrs, vc faz parceria com blogs? (diz que siiim *-*)

Luiza disse...

Oi Bia!
Já estou seguindo seu blog!
Parabéns pelo livro, capa muito linda!
Bjs

Estante Seletiva disse...

Olá,
Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
Segue lá também..

http://estanteseletiva.blogspot.com/

Fabi!! disse...

Oi, parabéns pela publicação de seu livro. Me interessei muito por ele!!! Fiquei super curiosa, quero muito lê-lo A capa é linda!!!!
Parabéns!
Fabi!!

P.S: Já estou seguindo seu blog!!!

Luks Vieira disse...

Adorei a resenha, interessantíssimo...
Att.,
Luks

Postar um comentário